<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7480918\x26blogName\x3dSegredos\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://secretd.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://secretd.blogspot.com/\x26vt\x3d-219320244018389711', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Segredos..
 

A decisão

Cheguei há já umas horas do veterinário...

Entretanto, e com a minha mãe a trabalhar, andei pra lá e pra cá a tratar da minha Quicas...
O meu anjinho não apresenta melhoras... continua com as perninhas paralizadas... parece que a medicação não está a fazer efeitos na hérnia discal... e a compressão da espinal medula faz com que ela tenha paralizado... E o intestino talvez esteja a começar a obstruir...

Temos decisões a tomar...
A verdade é que a situação da Quicas tende a piorar... alguma coisa tem de ser feita... e provavelmente a maior prova de Amor que lhe podiamos dar era escolher a eutanásia... mas até que ponto o devemos fazer? Ou... até que ponto não o devemos fazer?
É complicado de escolher... optar pela vida ou pela morte de um familiar - como a nossa pequenina é... Se até agora ela teve uma vida digna... também já começa a apresentar-se desconfortável com a situação em que se encontra...

Até que ponto vale a pena fazer uma Amiga destas sofrer?
Não será um acto egoísta mantê-la viva... nestas condições... sem condições...?
Ela merece tudo de bom... será que acreditar na cirurgia de uma bixinha que não anda, é demonstrar Amor por ela? Ou é simplesmente o adiar do nosso sofrimento?

Posso parecer fria... insensível... Mas por mais que me custe tomar a decisão, sei que não posso preocupar-me com o que eu vou sofrer ao perdê-la... mas no que ela sofrerá enquanto viva...
Não tenho o direito de querer que ela viva a sofrer... se ela enquanto viveu bem, só deu alegrias à família dela... Não houve ninguém que me tivesse ensinado tanto durante estes anos como Ela...
a minha menina... a nossa menina...
É um acto de Amor proporcionar-lhe uma vida digna... bem como é um acto de Amor ainda maior proporcionar-lhe uma morte digna, não olhando para o nosso umbigo, não nos preocupando com o nosso sofrimento... mas com o dela...

Porque pior que o nosso sofrimento ao perdê-la... é o sofrimento de nunca mais ter a Quicas a acordar-me de manhã, com as patinhas na cama, a ladrar... é não ter a Quicas nunca mais a entrar pela casa dentro com o bonequinho dela, a correr, porque não anda... porque não corre... porque está numa situação da qual não a quisémos poupar... por puro egoísmo...

A maior prova de Amor que lhe podemos dar é deixá-la ficar bem... e sem sofrimento... deixá-la adormecer...


A decisão... mais difícil até hoje...

There

  1. Blogger Hrrada | 18 junho, 2005 14:40 |  

    No 1º ano do curso fiz um trabalho sobre a eutanásia e disse que "só se deve prolongar a vida enquanto houver forças para se poder lutar", o prof leu isso e obrigou-me a defender a minha opinião perante ele e a turma... Eu concordo inteiramente contigo quando lhe chamas "acto egoísta" o querer prolongar o sofrimento de alguém só pq não queremos sofrer... Se pensares bem, a eutanásia é uma variação de algo que fazemos algumas vezes na vida sem nos apercebermos: escolhemos o nosso sofrimento em prol do sofrimento dos outros, "matamos" alguém para impedir qe sofra mais... A diferença é q na eutanásia temos vidas em jogo... Mas até que ponto é que viver dependente dos outros, em constante sofrimento, sem hipóteses de regressão da dor ( pelo contrário), é vida? Também há muitos pontos contra, claro. Mas eu acho que pensas da forma correcta, pensas nela e não em ti... É isso que é gostar!

    Imagino o quão difícil esteja a ser... Só te posso dizer que tens que ter força pra lidar c/ isso tudo, e isso, eu sei que tu tens!

    I'm here, as always ;)

    mua*

  2. Anonymous Anónimo | 18 junho, 2005 17:07 |  

    oh krys!
    nestas alturas poucas sao as coisas k s podem dzer para alem do sê forte......
    estas perant um dos maiores dilemas..
    o k será melhor prolongar a vida e consekentement a dor mas tendo por base a esperança de k tudo passe..ou entao optar pela morte e proporcionar um fim d vida sem mto sofrimento( sim pk ela ja sofreu....ao ver-s privada de "liberdade")...tens razao em dzer k n devemos pensar apenas em nós e sim na bixinha pois + do k s pode sofrer pela sua perda está ela a sofrer pela sua situação!e essa dor k ela sente n pode ser compartilhada!pois ng a entend verdadeirament.. entendo a insegurança k pode existir pois nao s sabe o k o futuro nos reserva ..... dizem k "a esperança é a ultima a morrer" mas ja tdos sabemos k nem sp é assim ..
    vais ver k t vais apreceber k fizest a xkolha certa, n agora mas um dia pois poupast do sofrimento msmo na incerteza......fizest nao o k era melhor pa ti mas o k era melhor pa ela!!o k interessa é trata-la com carinho sp e isso tenho a certeza k tu fizest.
    fizest tdoa o teu alcance por isso ng t pode pedir + k isso...

    bjinhos*****

    PS: a todos os veterinários o meu profundo reconhecimento pois s é dificil tratar/curar alguem k é capaz de se exprimir imagino o k será tratar dos animaizinhos k tanto bem nos fazem......


    "if you need you know where you can find me!"

  3. Anonymous Anónimo | 18 junho, 2005 20:33 |  

    bem...ka estou eu pa komentar!!!
    e kalhou me logo 1 kaso dramatiko!!mas a vida é assim mesmo!!
    por vezes injusta...e mt dificil!! mas é preciso saber ultrapassar isso..e tentar superar as mas koisas kom boas koisas!!
    espero k tudo se resolva pelo melhor pra Quiquas!! :)
    bjs***

  4. Blogger Fernanda | 18 junho, 2005 22:38 |  

    Achei que devias ler isto...~

    If it should be that I grow weak,
    and pain should keep me from my sleep,
    then you must do what must be done,
    for this last battle can't be won.
    ~
    You will be sad, I understand,
    don't let your grief then stay your hand,
    for this day more than all the rest,
    your love for me must stand the test.
    ~
    We've had so many happy years,
    what is to come can hold no fears,
    you'd not want me to suffer so,
    the time has come to let me go.
    ~
    Take me where my need they'll tend,
    and please stay with me till the end,
    hold me firm and speak to me,
    until my eyes no longer see.
    ~
    I know in time that you will see,
    the kindness that you did for me,
    although my tail its last has waved,
    from pain and suffering, I've been saved.
    ~
    Please do not grieve, it must be you,
    who had this painful thing to do,
    we've been so close, we two, these years,
    don't let your heart hold back its tears.

    Mta força e que corra tudo bem.
    Um abraço
    Fernanda Carvalho

  5. Anonymous Anónimo | 19 junho, 2005 09:37 |  

    Olá! Também não sei o que faria na tua situação. Mas escuta o teu coração e faz o que ele diz... E não te arrependas da decisão que tomas-te seja ela qual for...

    Um abraço

  6. Blogger Psyché | 19 junho, 2005 14:26 |  

    Não sei o que dizer... simplesmente isso... podia dizer qualquer coisa de bom.. mas a minha proximidade com essa cadelinha impede-me sequer de pensar... por isso.. remeto-me ao silencio.. o meu coração falará por mim...

    Força *********************

  7. Anonymous Anónimo | 19 junho, 2005 18:41 |  

    ola, meu Danielle é estava fazendo uma pesquisa sobre bioquimica, sou aluna de fisioterapia, e esta bendita materia tenho que estudar, e procurei na net um jeito mais facil de entende-la, acabei encontrando o seu blog, nao sei pq.Mas gostei mto dele, sinto mto pelos problemas que esta passando, e acho que vc tomou a decisão certa.
    ate mais
    Danielle Duarte
    Minas Gerais-Brasil

  8. Blogger Hrrada | 19 junho, 2005 20:19 |  

    O ppl d fisio ve cá parar todo lol Vê-s logo quem trabalha :P kiddin' :P

    ( xpero kisso esteja mais arrumado ;) )

    muaaaaa*