<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d7480918\x26blogName\x3dSegredos\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://secretd.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://secretd.blogspot.com/\x26vt\x3d-219320244018389711', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
Segredos..
 

Renovação de votos

Era Maio, dia 2, do presente ano... Entrei acompanhada de amigos no Hospital para a reunião do tão desejado "Primeiro Estágio".

Nunca cheguei a falar nele aqui... talvez como uma forma de segurança, tentamos esquecer as coisas que nos traumatizam, o problema é que nem sempre conseguimos... e depois, isso obriga-nos a tecer comparações quando tropeçamos em situações semelhantes!

Traduzindo:
Digamos que aquele primeiro estágio não foi a melhor experiência da minha vida... e as provas disso estão nas vezes que cheguei a casa cansada de trabalhar e a desejar não mais voltar a colocar os pés naquele sítio ou em algum semelhante.
Muitas foram as vezes que me questionei se seria "aquilo" que eu queria fazer o resto da vida, muitas foram as vezes que pensei seriamente em arranjar um trabalho de secretária, desistir "daquilo", pôr de lado qualquer função que pudesse desempenhar num hospital ou centro de saúde, porque se "aquilo" que eu ouvia chamar de serviços de Enfermagem correspondiam à verdade, então eu não pertencia àquele mundo.
Houve quem pensasse que a exagerada era eu, que quem não teria paciência, humildade, capacidade (chamem-lhe o que quiserem) para enfrentar o primeiro estágio era eu, que quem devia mudar era eu. Lamento que tal não tivesse acontecido. Lamento porque afinal quem deveria aprender ali era eu. Mas afinal não era somente eu, nem os meu colegas, que estavamos numa "primeira vez"... e se a nossa falta de experiência, como seria de esperar, se fazia notar, o mesmo se pode dizer de algumas pessoas envolvidas no nosso estágio, que não estagiários. Lamento ter sentido que afinal não eramos só nós a precisar de aprender umas coisas. Mas lamento principalmente por algumas atitudes de pessoas que circulavam à minha volta naqueles corredores terem posto (tantas vezes) em causa as minhas capacidades e o meu futuro.

Foram muitas as vezes que cheguei a casa a desejar nunca mais lá voltar... mas ainda bem que não o fiz! Ainda bem porque exercitei o meu estômago a receber coisas que antigamente lhe causavam tanta má disposição que era necessária lavagem gástrica e ainda melhor porque descobri tudo aquilo que não queria fazer da minha vida!

Fui parar a um "grande" hospital (talvez só em nome e altura), onde descobri seres humanos sem grande capacidade para exercerem Enfermagem na sua totalidade (as técnicas, qualquer um as aprende!), onde era suposto ter tido um grande estágio, rico em experiências... mas isso nem de perto nem de longe aconteceu. Descobri a falsidade em que vivem algumas pessoas e o infinito número de caras que algumas são capazes de usar.

Diga-se de passagem que isto tudo só serviu para me calar!
Quantas vezes disse eu que não era propriamente o meu sonho de vida trabalhar num Centro de Saúde (que me perdoe quem trabalha em Cuidados de Saúde Primários). As coisas que se ouvem não são prorpriamente a favor destes locais... mas depois de hoje, acho que quando for grande quero trabalhar numa equipa como a que conheci hoje! (E se tiver de ser num Centro de Saúde, que seja!)

There

  1. Blogger Psyché | 06 novembro, 2006 21:10 |  

    Vês estagias comigo e pronto :D sou super, hiper, mega ri-fixe! Bem agora a sério, não quero deitar foguetes antes da festa, mas a equipa realmente pareceu-me excelente :) ***

  2. Blogger Maria Felgueiras | 21 novembro, 2006 10:26 |  

    De início temos sonhos e uma ideia muito idealizada do que queremos e do que desejamos venha a ser a nossa carreira profissional; depois tropeçamos na dura realidade e temos a infelicidade de conhecer gentes que não cumprem devidamente os seus deveres e que nos fazem até repensar as nossas escolhas - sabemos apenas que não queremos ser como eles. Mas, por fim, descobrimos quem, tal como nós, faz as coisas com empenho e amor e aí tomamos total consciência que, sim, é aquilo mesmo que queremos "no matter what".

    Muito boa sorte para o teu futuro, nina. :)

    Beijinhos