Um reconhecimento :)
"Projecto Desmistificação das Batas Brancas passou pelo Castelo Centro de saúde para crianças
O Centro de Saúde do Castelo acolheu na última semana um projecto pouco comum em unidades deste género. Recebeu cerca de 250 crianças das escolas locais num projecto que visa colocá-las em contacto com a realidade dos cuidados de saúde.
O Centro de Saúde do Castelo da Maia acolheu, na última semana, o projecto Desmistificação das Batas Brancas, realizado no Centro de Saúde de Palmo e Meio. O projecto, destinado à área da Pediatria, visou a redução da ansiedade no contacto com os enfermeiros e com o meio do centro de saúde por parte de crianças entre os três e os seis anos.
No entanto, havia outra vertente deste Centro de Saúde de Palmo e Meio: o desenvolvimento das capacidades de comunicação dos estudantes com as crianças e o aprofundamento dos seus conhecimentos em Pediatria.
Esse desempenho ficou a cargo das alunas estagiárias Andreia Sofia Sousa, Rosa Cristina Marques e Sílvia Vieira, que frequentam o curso de licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Saúde Jean Piaget, de Vila Nova de Gaia.
No que diz respeito aos pais, as actividades desenvolvidas tiveram como base a promoção da vacinação e da saúde infantil.
Tudo se passou num jogo de representação, no qual a criança desempenhando o papel de pai ou mãe levou consigo o seu boneco preferido, supostamente doente, cabendo aos estudantes o papel de enfermeiros dos pequeninos. Como não era a criança que estava doente, mas sim o boneco que estava à sua responsabilidade, confrontou-se com a situação de doença e visita ao centro de saúde, sentindo-se menos assustada ao contactar com um meio até aqui desconhecido.
-------------
Boneco
Vacinação
À chegada ao centro de saúde, as crianças foram encaminhadas para a sala de espera, na qual desenharam o seu boneco, descrevendo o seu diagnóstico com a ajuda da enfermeira. Seguiu-se a visita à sala de vacinação, para verificar se as vacinas estavam actualizadas. Caso contrário os bonecos tiveram de ser vacinados. Durante a semana passaram cerca de 250 crianças pelo centro de saúde."
in Jornal "Primeiro de Janeiro".
(Aqui)
(Sabe bem este tipo de reconhecimento! Se sabe!)
Por Kyia
| terça-feira, janeiro 23, 2007 @ 10:42:00 da tarde |
| |